quinta-feira, 15 de maio de 2008

Recursos de privacidade do perfil

Privacidade do Perfil

Recursos de privacidade do perfil

Estamos cientes de que muitos usuários desejam proteger a privacidade de seus perfis no orkut.com. Nosso objetivo é oferecer uma plataforma aberta para nossos usuários interagirem, mas também oferecemos várias opções para você proteger sua privacidade. Antes de tudo, recomendamos que você jamais poste qualquer informação pessoal que não deve ser acessada por terceiros.

Embora não seja possível "esconder" seu perfil completamente (omitindo seu nome dos resultados de pesquisa ou evitando que alguns usuários vejam seu perfil, por exemplo), você pode restringir o acesso de outros usuários a várias partes de seu perfil. Para tanto, clique no botão "editar perfil" abaixo de sua foto. Em cada guia, você pode configurar as permissões de visualização de todos os campos que tiverem uma caixa suspensa com o ícone de chave.

Por exemplo, se você quiser que todos vejam sua data de nascimento, preencha esse campo, selecione todos no menu suspenso à direita e clique em atualizar.

Não é possível restringir o acesso a algumas partes de seu perfil. Todos os campos do perfil que não contenham o menu suspenso com ícone de chave podem ser vistos por todos os membros do orkut.com. Além disso, você não pode impedir que os amigos de sua lista vejam seu endereço de e-mail principal. Se você não quiser mostrar essas partes de seu perfil a outros usuários, sugerimos a remoção de qualquer informação que elas possam conter, apagando seus recados, por exemplo.

Ao visualizar seu perfil no orkut.com, você encontra o seguinte menu suspenso na parte superior da página: "Quem vê meu perfil assim?". Ao selecionar amigos, amigos de amigos ou todos, seu perfil vai exibir as mesmas informações ou vai ter algumas restrições, de acordo com as configurações que você tiver escolhido ao editá-lo. Esse menu não altera as configurações efetivamente feitas, mas permite que você tenha a chance de ver seu perfil no formato que outros usuários vão poder ver.

Você pode também criar restrições sobre quem tem permissão para escrever em sua página de recados e ver seu álbum, sua página de recados, seus vídeos, feeds e depoimentos. Clique em configurações abaixo da foto de seu perfil, selecione a guia privacidade e utilize o menu suspenso para definir quem tem permissão para lhe enviar recados ou ver sua página de recados, seu álbum, seus vídeos, seus depoimentos e seus feeds.

Finalmente, disponibilizamos a opção de impedir que outros usuários enviem recados, mensagens, solicitações de amigo, convites, depoimentos ou pedidos para adicionar você como amigo. Para tanto, você deve adicioná-los à sua lista de ignorados, visitando os perfis dos usuários em questão e clicando em ignorar usuário abaixo da foto de cada perfil.